Boas decisões exigem boas informações

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Uma longa experiência em jornalismo especializado em economia

O portal RADAR ECONÔMICO foi desenvolvido e é editado pelo jornalista Alaor Barbosa, com mais de 30 anos de experiência em jornalismo econômico. 

Veja abaixo um resumo de sua experiência profissional.

Após analisar diversas opções, a equipe do RADAR ECONÔMICO vislumbrou uma excelente oportunidade em desenvolver um projeto reunindo jornalismo e dados voltado ao setor econômico.

Para isso, a equipe se capacitou no desenvolvimento de banco de dados de forma a criar uma publicação amigável na apresentação dos dados, através de painéis desenvolvidos especialmente para isso. 

A tecnologia utilizada é o Power BI, da Microsoft, considerado um dos melhores sistemas de data analytics do mundo.

 A tecnologia foi toda desenvolvida internamente, o que facilita o constante aperfeiçoamento do portal, sempre com os olhos voltados para o jornalismo e a busca constante de informação atualizada e de qualidade.

Para mais detalhes, veja abaixo a nossa PROPOSTA e EQUIPE.

 

A Gazeta Mercantil foi o principal jornal de economia do país entre os anos 70 e 90. Ingressei no jornal como estagiário e fui efetivado como repórter em 1978. Trabalhei também na implantação do sistema de videotexto, um dos primeiros bancos de dados online especializados em economia do País. Participei também da produção do programa de televisão do jornal na TV Bandeirantes, Crítica e Autocrítica.

A revista VEJA chegou a imprimir um milhão de exemplares semanais, o que a tornou uma das principais revistas do mundo. 

Fui contratado como repórter especial, para atuar na cobertura de questões econômicas, mesma setor que desenvolvia na Gazeta Mercantil.

Após um breve período, voltei para a Gazeta Mercantil para atuar em projetos especiais.

A Bolsa de Valores do Rio de Janeiro foi a principal bolsa brasileira até 1989. Por problemas de gestão a bolsa quebrou. Fui editor da Revista Bolsa, editada pela instituição entre 1985 e 1988.

Criei e editei a Revista Investimentos em 1989, especializada no mercado de capitais. A revista com periodicidade semanal atingiu três mil assinantes e foi descontinuada por divergência entre os sócios.

Fundado no século 19, o Jornal do Commercio do Rio de Janeiro era o mais antigo jornal especializado em economia do País. Fui editor de finanças do jornal durante dois anos.

Em 1995 fui convidado pelo jornal O Globo para desenvolver o serviço em tempo real da Agência O Globo. Como editor-chefe da Agência, implantei o serviço que contava com equipe de 30 profissionais especializados no Rio, São Paulo e Brasília.

Em 2001 fui convidado pelo jornalista Celso Pinto para participar do grupo que criou o jornal Valor Econômico, uma joint-ventures entre O Globo e Folha de São Paulo. Trabalhei como repórter especial na sucursal do Rio de Janeiro. O Valor continua como o principal jornal especializado em economia no País.

No final de 2001 fui convidado pela Agência Estado, a principal agência de notícias do país, para atuar como Editor-chefe da sucursal do Rio de Janeiro. Atuei como editor e produzia textos para a própria Agência e para o jornal O Estado de São Paulo, controlador da Agência Estado/Broadcast. A agência é referência na cobertura do setor de economia no País.

Nossa proposta

O RADAR ECONÔMICO nasceu da percepção de que os dados são cada vez mais relevantes para se entender o que está ocorrendo no país e no mundo. 

Os gigantes da tecnologia, como Microsoft, Google ou Facebook, mostram que o uso correto dos dados facilita alcançar objetivos facilmente mensuráveis e que podem ser aplicados em todo o tipo de atividade.

Nós acreditamos que o JORNALISMO DE DADOS é uma tendência que veio para ficar e vai se somar ao jornalismo tradicional, ancorado em declarações e textos de autoridades e especialistas diversos.

Acreditamos que as ferramentas utilizadas no RADAR ECONÔMICO facilitam a transmissão de informações aos nossos leitores.

O projeto conta ainda com profissionais especializados em bancos de dados, desenvolvimento de sites e marketing digital, buscando o uso das melhores técnicas para a construção de um projeto sólido e sustentável, sempre prezando o respeito ético aos nossos leitores e parceiros.

Além do portal o projeto inclui o desenvolvimento de atividades de treinamento, incluindo cursos e eventos.

Essas ações serão oferecidas nos próximos meses, incluindo empresas e instituições parceiras em busca de oferecer o melhor aos nossos clientes.

Equipe

O projeto é liderado pelo jornalista Alaor Barbosa, com mais de 30 anos de experiência no jornalismo econômico. Começou como estagiário na antiga GAZETA MERCANTIL, fez parte da equipe que fundou o jornal VALOR ECONÔMICO no ano 2000 e trabalhou em diversas outras publicações, como VEJA.

Foi editor-chefe da Agência O GLOBO e editor regional da AGÊNCIA ESTADO no Rio de Janeiro, sempre atuando na cobertura de assuntos de economia e finanças, tendo realizado inúmeros cursos de especialização no Brasil e no exterior.

A equipe conta ainda com a colaboração da economista Carolina Tomaz, mestre em economia pelo IBMEC, e ampla experiência em diversos órgãos governamentais como a Secretaria de Finanças do Rio de Janeiro, sob a liderança de Joaquim Levy, além da Secretaria de Educação do Rio e com passagens pelo Ministério da Educação.

É mestre em Economia Sustentável no “Sustainability Institute”, na África do Sul, um dos mais reconhecidos centros de estudos de questões de sustentabilidade, especialmente em países mais pobres.

O jornalista e publicitário Francisco Barbosa participou do desenvolvimento do projeto com contribuições no marketing e novas tecnologias. 

Cada vez mais, a economia — e a sociedade como um todo — depende de novas ferramentas tecnológicas para o tratamento de informações/dados e a apresentação dos mesmos da forma a mais amigável possível.

Acreditamos que as ferramentas utilizadas no RADAR ECONÔMICO facilitam a transmissão de informações aos nossos leitores.

O projeto conta ainda com profissionais especializados em bancos de dados, desenvolvimento de sites e marketing digital, buscando o uso das melhores técnicas para a construção de um projeto sólido e sustentável, sempre prezando o respeito ético aos nossos leitores e parceiros.

Além do portal o projeto inclui o desenvolvimento de atividades de treinamento, incluindo publicação de ebooks, cursos e eventos.

Essas ações serão oferecidas nos próximos meses, incluindo empresas e instituições parceiras em busca de oferecer o melhor aos nossos clientes.