1. A Polícia Federal vai investigar mortes por bebidas com metanol, conforme destacam os jornais desta quarta-feira. Já foram identificadas cinco mortes, basicamente em São Paulo, mas há informações sobre intoxicações em outras regiões, inclusive no Nordeste.
  2. Uma das possibilidades sob investigação é que as bebidas teriam sido contamidadas de forma proposital, talvez por facções do crime organizado ou por produção clandestina. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, prometeu investigação aprofundada sobre a questão.
  3. Na política, um dos destaques é a votação do projeto de redução do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5.000. Esse é um dos projetos prioritários do governo, que pode beneficiar a campanha política presidencial de 2026.
  4. Há consenso quanto à elevação do limite de isenção, mas os deputados não concordam com as medidas necessárias para a compensação financeira deste benefício. A legislação determina que a criação de um benefício deve prever uma fonte de receitas proporcional.
  5. Na área internacional, uma das principais discussões é sobre a possibilidade de um ‘shutdown’ (paralisação) do governo americano devido à não votação do orçamento do país. O governo Trump prometeu endurecer as negociações com a oposição para evitar a paralização. A situação tem gerado tensões no mercado internacional e o ouro se aproxima de US$ 4.000 a onça-troy.
  6. Na economia, os jornais destacam que a bolsa brasileira foi um bom investimento de setembro, superando a renda fixa, e os analistas estão prevendo novos ganhos até o fim do ano. O dólar se manteve estável, assim como os juros futuros.
Clique nas imagens para ver a capa ampliada

Adicione o texto do seu título aqui