A questão da segurança pública tende a ser o tema central nas disputas presidenciais de 2026, conforme destaca o jornal O Estado de S. Paulo nesta segunda-feira. A manchete do jornal disse que o governo prepara um pacote de medidas nessa área visando à disputa eleitoral.
A Folha de S. Paulo menciona a questão dos investimentos da Petrobras. A queda nos preços do petróleo este ano tende a reduzir as receitas da empresa e a sua capacidade de investimento, mas o governo quer manter o ritmo de obras da estatal.
O Globo chama a atenção para a questão do Oriente Médio. Segundo a manchete do jornal, Israel acusou o grupo Hamas de quebrar o acordo de cessar-fogo e voltou a realizar ataques em Gaza. Segundo a reportagem o acordo está ‘por um fio’.
Ainda na área internacional, os jornais destacam as eleições na Bolívia, onde um candidato moderado venceu as eleições presidenciais. Rodrigo Paz prometeu um ‘capitalismo para todos’. É a primeira vez que a direita ganha eleições no país vizinho nos últimos 20 anos.
Na política nacional, as atenções estão concentradas na indicação do novo ministro do Supremo Tribunal Federal. Os jornais anunciam que o anúncio formal deve sair até amanhã e é quase certa a indicação de Jorge Messias, atual Advogado-Geral da União.
Na economia, o jornal Valor Econômico chama a atenção para o crescente risco de crédito das empresas devido aos juros elevados e à possibilidade de redução do ritmo da atividade econômica. As dificuldades da empresa Ambipar chamaram a atenção para o problema.