1. O projeto de lei visando combater as facções criminosas deve ir a votação nesta terça-feira, segundo o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta. O projeto provoca profundas divergências entre o governo e a oposição, conforme destacam os jornais desta terça-feira. Os especialistas indicam que o governo não teria voto suficiente para derrubar o projeto.
  2. Os jornais destacam que a votação será um teste para o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que estaria apoiando o seu secretário de Segurança (licenciado), Guilherme Derrite, que é o relator do projeto. O objetivo é mostrar empenho em combater o crime organizado, enfraquecendo o governo.
  3. Outro possível desgaste para o governo é a revelação do jornal O Estado de S. Paulo de que a AGU teria sido avisado de descontos indevidos no INSS, sem tomar as providências necessárias. O episódio pode dificultar a indicação do Advogado Geral da União, Jorge Messias, para uma vaga no Supremo Tribunal Federal.
  4. Na economia, os jornais destacam a proposta de uma empresa financeira, com apoio de grupos árabes, de adquirir o Banco Master, que atravessa dificuldades financeiras. A proposta já foi encaminhada ao Banco Central e, se aprovada, poderá reduzir as tensões no mercado com uma eventual ‘quebra’ do Master.
  5. O Banco Central divulgou o indicador IBC-r, referente a setembro, sinalizando redução na atividade econômica. Para os analistas essa tendência, se confirmada, facilitará a queda dos juros pelo Banco Central. Outro ponto favorável para a redução dos juros é pesquisa Focus desta semana. A pesquisa apontou que a inflação poderá encerrar o ano abaixo de 4,50%, teto da meta do BC.
  6. Na área internacional, os jornais destacam que o Conselho de Segurança da ONU apoia o projeto dos Estados Unidos para a Faixa de Gaza, no Oriente Médio. A proposta prevê o cessar-fogo e a instalação de uma comissão internacional para acompanhar o processo na região.
Clique nas imagens para ver a capa ampliada

Tenha Acesso Completo a Todas as Ferramentas

While viewing the website, tap in the menu bar. Scroll down the list of options, then tap Add to Home Screen.
Use Safari for a better experience.