1. Os jornais desta quinta-feira dão amplo destaque à liquidação do Banco Master, anunciado pelo Banco Central na terça-feira. Um dos pontos abordados é a questão dos prejuízos dos fundos de previdência de alguns estados e municípios brasileiros, que investiram R$ 1,8 bilhão em títulos do banco e agora correm o risco de arcarem com as perdas.
  2. Os especialistas apontam a necessidade de uma maior governança sobre essas entidades de previdência, muitas delas administradas sem seguir as normas de compliance, necessárias para garantir a boa saúde financeira de entidades financeiras e garantir o futuro dos seus aposentados e pensionistas.
  3.  Além das questões financeiras, os jornais discutem as repercussões políticas gerados pela liquidação do Master. O ex-dono do banco, Daniel Vorcaro, tem amplas ligações no mundo político e muitos agora temem efeitos negativos sobre as suas reputações.
  4. O projeto de lei antifacção continua gerando intensos debates. Após a aprovação na Câmara dos Deputados, o governo tenta alterações no mesmo no Senado. Para isso, buscou contato com o relator do projeto na Casa, senador Alessandro Vieira (MDB-SE).
  5. Na COP30, os cientistas mais preocupados com as questões climáticas, estão criticando o andamento das conclusões da reunião. Os cientistas defendem um pronunciamento mais firme pelo fim dos combustíveis fósseis, visando preservar a saúde do planeta. O presidente Lula, de uma maneira pouco usual, tem participado das negociações do documento.
  6. No dia que o país celebra o “Dia da Consciência Negra”, os jornais trazem várias reportagens sobre a situação dos negros no Brasil. Diversos levantamentos mostram que a população ainda é marginalizada, mas tem havido avanços. Na USP é crescente o número de professores negros, observa O Estado de S. Paulo.
Clique nas imagens para ver a capa ampliada

Tenha Acesso Completo a Todas as Ferramentas

While viewing the website, tap in the menu bar. Scroll down the list of options, then tap Add to Home Screen.
Use Safari for a better experience.