O presidente Lula formalizou a indicação do Advogado-Geral da União, Jorge Messias, para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). O anúncio já era esperado pelos observadores e indica que Lula tem dado preferência à pessoas de sua confiança nas indicações ao STF nesse seu terceiro mandato.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, mostrou-se contrariado com a indicação, pois ele preferia o nome do senador Rodrigo Pacheco. Alcolumbre enviou uma ‘pauta-bomba’ ao Senado, que poderá afetar profundamente as contas públicas nos próximos anos, beneficiando agentes de saúde.
Outro assunto em destaque nos jornais desta sexta-feira foi o incêndio em instalações da COP30, em Belém, no Pará. O incidente paralisou as reuniões e foi severamente repreendido pela ONU, que exigiu ‘providências’. Para muitos jornais, o incêndio ‘manchou’ a realização da COP no Brasil.
A Justiça manteve a prisão do ex-banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master. A justificativa é que Vorcaro poderia fugir do país. Os jornais discutem em detalhes os fortes prejuízos dos fundos de previdência municipais e estaduais com a quebra do Master.
Na economia, os Estados Unidos anunciaram a redução das tarifas de importação sobre produtos agrícolas brasileiros, o que foi comemorado pelo governo. Há ainda alguns itens taxados, mas os técnicos brasileiros acreditam que poderão reduzir as alíquotas nos próximos meses.
Na área internacional, os jornais informam que a Ucrânia aceitou novas negociações para um acordo de paz na região e deve ceder territórios à Rússia. Na Ásia, surgiram atritos entre Taiwan e a China, como desdobramento nos atritos envolvendo o Japão.