Destaque dos jornais mais influentes do país nesta segunda-feira

  1. A Rússia se aproxima de Kiev e os jornais desta segunda-feira trazem imagens de corpos espalhados pelas ruas. É uma das maiores tragédias dos novos tempos.
  2. Com o avanço das suas forças armadas, os russos se mostram mais dispostos a negociar. Certamente querendo colocar mais peso na sua posição. De qualquer forma, se houver avanço nas negociações há a redução do sofrimento e menos impacto na economia mundial.
  3. A Folha de São Paulo dá como destaque os efeitos positivos da vacinação contra covid. Os não-vacinados correm risco de óbito de até 26 vezes mais do que os vacinados. 
  4. Os governos estaduais e municipais continuam flexibilizando o uso de máscaras, acompanhando a redução das internações e mortes nos últimos dias. Na China, o governo impôs lockdown em uma cidade de 17 milhões de moradores, mantendo a política de ‘covid zero’.
  5. Esta será uma semana de definição sobre taxas de juros nos Estados Unidos, no Brasil e na Europa. O mercado financeiro aguarda com ansiedade o posicionamento das autoridades monetárias sobre os juros e seus reflexos sobre os ativos.
  6. O Globo destaca que as marcas ‘premium’ estão com menos demanda nos supermercados e as empresas estão ampliando a oferta de produtos mais populares. É o reflexo do empobrecimento da população.
  7. O Valor mostra um dos efeitos positivos da alta do petróleo para os governos estaduais e municipais, especialmente das regiões produtoras: o aumento dos royalties. As estimativas são de R$ 111 bilhões, valor recorde.
Clique nas imagens para ver a capa ampliada