Destaque dos jornais mais influentes do país nesta terça-feira

  1. Os dois principais jornais de São Paulo dão como destaque nesta terça-feira o uso da máquina pública em favor de evangélicos, por orientação de Bolsonaro. Uma gravação mostra o ministro da Educação afirmando que libera verbas intermediadas por um pastor, a pedido do presidente.
  2. Ainda no setor político, há a indicação de que Bolsonaro vai mesmo indicar Braga Netto como vice. Assessores do governo temem que a indicação de um político possa resultar em impeachment para o vice assumir, como ocorreu com a Dilma.
  3. O Globo dá como destaque a contínua queda do dólar, que encerrou a segunda-feira abaixo de R$ 5,00. Os juros elevados estão atraindo cada vez maior número de investidores estrangeiros. Enquanto a Selic no Brasil está em 11,75% ao ano, nos EUA taxa semelhante está em 0,5% ao ano. Os investidores lucram com a diferença.
  4. O Ministério da Economia anunciou uma série de redução de impostos sobre produtos específicos, de grande consumo popular. O objetivo é evitar mais pressão sobre a inflação.
  5. A pesquisa Focus, do Banco Central, indica inflação de 6,5% este ano, bem acima da meda (3,5% no ano). A mesma pesquisa mostra que a Selic pode encerrar 2022 em 13% ao ano.
  6. Na Ucrânia, a guerra continua cada vez mais violenta, tanto nos campos de batalha quanto na diplomacia. A Rússia ameaçou romper com os Estados Unidos. O governo ucraniano afirmou que soldados russos têm munição para apenas mais três dias.
  7. O presidente Joe Biden participa amanhã de reunião com líderes de países europeus, prevendo mais sanções contra a Rússia.
  8. Na China um avião caiu com 132 pessoas à bordo. Há poucas esperanças de sobreviventes. A queda foi filmada e o avião caiu com o bico para baixo.
  9. Petrópolis voltou a sofrer com novas enchentes. Foram confirmadas cinco mortes, que se somam às 233 da tragédia de fevereiro. 
  10.  
Clique nas imagens para ver a capa ampliada

Os mercados futuros apontam para uma recuperação das principais bolsas mundiais. Acompanhamento da Bloomberg mostra que a alta tende a ser generalizada, incluindo bolsas asiáticas, europeias e americanas.

No Brasil o Ibovespa registrou alta, especialmente com o bom desempenho da Petrobras. A estatal foi beneficiada por notícias de que a diretoria está se mobilizando contra interferências políticas na sua política de preços dos derivados. O petróleo registrou queda no mercado internacional.

O presidente do Banco Central dos Estados Unidos, Jerome Powell, sinalizou que os juros continuarão em alta nos próximos meses, em pronunciamento público. A fala de Powell gerou alta dos títulos do governo americano que se refletiram também nos papéis brasileiros negociados no mercado internacional. Os juros americanos estão no nível mais alto desde 2019.