Destaque dos jornais mais influentes do país nesta quarta-feira

  1. Os jornais desta quarta-feira dão destaque à crise envolvendo o ministério da Educação. O Estadão diz que um prefeito exigia propina em dinheiro e ouro para liberar verbas do MEC para as prefeituras. Parlamentares falam em criar uma CPI mista no Congresso. Em ano eleitoral, servirá como desgaste para Bolsonaro.
  2. A questão da Wal do Açaí, funcionária fantasma do gabinete do então deputado Bolsonaro, ganhou mais lance com o pedido da Procuradoria para investigar o presidente por contratar ‘funcionário fantasma’.
  3. O YouTube anunciou que retirará do ar postagens com informações falsas sobre as eleições no Brasil. As plataformas sociais estão tendo de monitorar seus participantes, deixando de ser território livre para espalhar fake news.
  4. Na Ucrânia, os russos continuam com dificuldades para avançar. Mesmo após pesados bombardeios, a cidade de Mariupol ainda resiste aos soldados da Rússia.
  5. A imprensa internacional divulga cada vez mais detalhes sobre os oligarcas e sobre as extravagâncias de Putin. Segundo a Bloomberg, ele tem o ‘Putin Force One’, um avião com todo aparato tecnológico (inclusive para liberar bombardeio atômico) e banheiros de luxo, com torneiras de ouro.
  6. Hoje o presidente dos Estados Unidos participa de reunião com líderes europeus, na Europa. Estão previstas novas sanções contra a Rússia.
  7. O ex-procurador Deltan Dalagnol foi condenado a pagar multa de R$ 100 mil por ter exibido uma apresentação de Power Point apontando o ex-presidente Lula como líder de quadrilha.
  8. O Valor reproduz reportagem do Financial Times informando que a Alemanha já está prevendo racionando de gás natural.
  9. O Globo destaca que pelo menos quatro estados já oferecem a quarta dose da vacina contra a covid-19.
  10. O Estadão destaca um efeito ‘benéfico’ da alta do petróleo para os cofres públicos: receita extra de R$ 37 bilhões por conta dos impostos sobre um produto mais caro.
Clique nas imagens para ver a capa ampliada