Destaque dos jornais mais influentes do país neste domingo

  1. Os jornais deste domingo trazem chamadas diversificadas, com ênfase em questões domésticas, especialmente na área eleitoral.
  2. O Estadão traz como manchete a percepção de alguns observadores de que o TSE terá um controle frágil sobre as plataformas eletrônicas no controle de fake news no processo eleitoral. Os acordos firmados seriam frágeis.
  3. A Folha afirma que o governo incentiva o garimpo em terras indígenas, mesmo sem respaldo na lei.
  4. O Globo mostra que a Defesa repassou R$ 401 milhões através do ‘orçamento secreto’, o que ilustra que os militares mostram-se à vontade nas questões políticas paroquiais
  5. Outro destaque refere-se às chuvas que atingiram várias cidades no Estado do Rio deixando centenas de desabrigados e pelo menos 14 mortes. O país registra várias áreas de risco e notícias semelhantes, infelizmente, se repetem.
  6. No primeiro balanço feito após o troca-troca partidário, os jornais mostram que o Centrão e o PL se fortaleceram no Congresso e os partidos de esquerda perderam posição. Ao longo desta semana, a situação partidária ficará mais clara, assim como as alianças para as eleições presidenciais e estaduais.
  7. O Globo faz uma comparação entre dois tipos de crimes comuns no Brasil, roubo e estelionato. Levantamento mostra que, pela primeira vez no Estado do Rio, foram registrados mais casos de estelionato do que de roubos no primeiro bimestre. Não há levantamentos semelhantes em outros estados.
  8. Na área internacional, há mais destaques sobre as eleições na Hungria do que sobre a guerra na Ucrânia. Segundo informações da Rússia e da Ucrânia houve avanços nas negociações diplomáticas para o término do conflito.
  9. Na área econômica, o Estadão traz reportagem dizendo que líderes empresariais cobram de Lula mais transparência para os projetos para a economia.
  10. O jornal mostra também que as empresas estão lançando mais marcas próprias como reflexo do empobrecimento da população, especialmente pela pandemia e inflação.
Clique nas imagens para ver a capa ampliada