Destaque dos jornais mais influentes do país neste domingo
Os jornais deste domingo destacam diversas ações do governo com objetivos eleitorais, utilizando verbas públicas. A estratégia é acelerar projetos que tragam benefícios eleitorais.
O Estadão e o Globo trazem informações sobre o FNDE, o fundo do MEC para equipar escolas da educação básica no país. O fundo estaria sendo utilizado por aliados do ministro Ciro Nogueira, inclusive com o chamado ‘orçamento secreto’. A Folha traz uma entrevista com o ministro.
As eleições presidenciais na França neste domingo recebe atenção dos jornais. O favoritismo do atual presidente Emmanuel Macron está ameaçado e haverá segundo turno na disputa presidencial.
Na Ucrânia, há o registro da visita do primeiro ministro Boris Johnson a Kiev para um encontro com o presidente Volodmir Zelensky. Os dois andaram pelo centro da cidade, que se mostra mais segura.
O Globo divulga que Zelensky está usando a lei marcial para calar opositores. O presidente ucraniano já declarou que houve ‘traições’ entre os militares que comandam a guerra no país.
O Estadão chama a atenção para uma prática, no mínimo suspeita: o saque em dinheiro vivo nos fundos eleitorais. Levantamento mostra saques de até R$ 158 mil (coluna Broadcast).
O Estado de Minas destaca que Belo Horizonte voltou a conviver com o happy hour, após dois anos de restrições devido à pandemia.
O Globo traz foto de um carnavalesco que participará do desfile no sambódromo nesse ‘sábado de carnaval’, adiado de fevereiro para abril por conta da pandemia.