Destaque dos jornais mais influentes do país nesta quinta-feira

  1. Os jornais desta quinta-feira destacam a decisão do governo de conceder reajuste de 5% para todos os funcionários federais. A decisão não era a preferida de Bolsonaro – que gostaria de beneficiar os policiais federais – mas teria sido adotada para evitar greve no funcionalismo.
  2. Os jornais destacam também a questão da influência política nos órgãos federais. O Estadão repete a expressão ‘meu menino’ para ilustrar a influência de Ciro Nogueira no Cade.
  3. O Globo mostra que o Planalto não quer liberar a relação de visitas de pastores evangélicos a Bolsonaro. Esses pastores estão envolvidos no escândalo de liberação de verbas públicas no MEC.
  4. Na área econômica, o colegiado da Petrobras aprovou a indicação dos nomes indicados pelo governo para o comando da estatal. Um dos pontos em discussão – que seria alteração nas regras de governança, para evitar influências políticas – não chegou a ser votado.
  5. Na área internacional, O Globo traz reportagem especial sobre o presidente dos EUA, Joe Biden, rejeitado por 53% dos americanos. Com a maior inflação em 40 anos e a guerra na Ucrânia, Biden vive momentos delicados e pode sofrer derrota nas eleições legislativas de novembro.
  6. Na Ucrânia, não há notícias de avanço nas negociações diplomáticas e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, reiterou que continua empenhado em ‘buscar seus objetivos’. Ele anunciou a tomada da cidade de Mariupol.
  7. O Valor destaca que o mercado está prevendo IPCA de 7,5% em 2022. A meta do Banco Central é de 3,5%, com tolerância de dois pontos percentuais (até 5,5%). Ou seja, o índice voltará a ficar acima da meta, o que poderá resultar em mais aumento de juros.
  8. O jornal destaca também os estrangeiros reduziram as compras de ações na bolsa brasileira em abril. No primeiro trimestre, houve forte aporte de recursos na B3. O dólar continua em queda.
  9. Na saúde pública, os dados continuam favoráveis. Segundo a Fiocruz na grande maioria dos estados, a ocupação das UTIs por conta da covid-19 está abaixo de 30%.
  10. A Folha traz novas informações sobre o ‘kit de robótica’ para escolas em Alagoas, envolvendo o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Teria havido ágio de 420%.
Clique nas imagens para ver a capa ampliada