Destaque dos jornais mais influentes do país nesta segunda-feira

  1. O ministro da Saúde anunciou que o governo vai suspender as medidas de emergência sanitária por conta da covid-19. O assunto está na capa dos principais jornais do país nesta segunda-feira.
  2. As manchetes dos jornais estão diversificadas. O Estadão chama a atenção para a exploração de manganês em áreas indígenas, com o uso de nota fiscal fria, mostrando que a ilegalidade predomina na atividade na região.
  3. A Folha traz mais informações sobre a Codevasf, estatal criada para buscar soluções para a seca no Nordeste, mas que no governo Bolsonaro ampliou muito as atividades. A Folha informa que há muita obra parada e fraudes em série.
  4. A manchete do Globo é sobre os episódios de tortura no governo militar. O STF liberou os áudios das sessões no STM sobre os casos de torturas nas Forças Armadas, que estavam sob sigilo O Senado vai investigar os áudios.
  5. Na guerra da Ucrânia, as informações se concentram no cerco à cidade de Mariupol, que passou a ser a prioridade do governo russo. A cidade foi destruída, segundo relato dos ucranianos.
  6. Um dos efeitos da guerra deverá ser o isolamento da Rússia por um período longo, segundo o Estadão. A ação está sendo articulada pelos países aliados.
  7. Na economia, a Folha chama a atenção para relatório do FMI, que aponta que os preços dos alimentos estão no mais alto patamar em cem anos. Além da covid e da guerra da Ucrânia, outros fatores estão afetando os preços, como o aumento da população na Ásia e África.
  8. O Valor destaca que o quadro de incerteza no país reduziu as operações de fusões e aquisições de empresas no primeiro trimestre do ano.
Clique nas imagens para ver a capa ampliada