Destaque dos jornais mais influentes do país nesta sexta-feira

  1. Os jornais desta sexta-feira pós-feriado destacam a polêmica decisão de Bolsonaro de perdoar o deputado Daniel Silveira, após a condenação do STF. A questão cria atritos com o STF e envolve também o Congresso. Ou seja, os três poderes estão em uma situação delicada.
  2. Outro destaque ‘diferente’ vem do Carnaval em abril. Escolas de samba e (poucos) blocos saíram às ruas para destacar a festa adiada de fevereiro, por conta da pandemia.
  3. Na área internacional, há destaque para mais ajuda militar dos Estados Unidos à Ucrânia, mostrando que a guerra pode durar mais tempo e pode se ampliar.
  4. A Rússia anunciou a tomada da cidade de Mariupol, mas um pequeno número de soldados (e civis) continuam isolados em uma gigantesca planta industrial na cidade. A ordem de Putin é vencê-los de forma gradual, com total bloqueio de acesso para o envio de alimentos e outros suportes.
  5. Na área econômica, o destaque é a reunião da Fundo Monetário Internacional (FMI). O presidente do Banco Central dos EUA, Jerome Powell, sinalizou de forma clara que pretende elevar os juros básicos no país já na reunião de maio.
  6. O Estadão traz mais informações sobre a estatal Codevasf. A empresa contratou ‘empresas’ de beneficiários do programa Auxílio Brasil. Eles venceram pregões para vender picapes à estatal.
  7. O Globo chama para o possível reajuste nos preços dos imóveis, que devem subir mais do que a inflação. O setor foi impactado fortemente pelos custos dos insumos utilizados na construção.
  8. O Valor traz reportagem com diversas casas bancárias prevendo que o dólar tende a ficar mais barato nos próximos meses. Agora, vários bancos estão prevendo que a moeda americana encerrará o ano abaixo de R$ 5,00. Na quarta-feira, encerrou o dia cotado a R$ 4,62.
Clique nas imagens para ver a capa ampliada