Destaque dos jornais mais influentes do país neste sábado
Os jornais deste sábado repercutem o indulto que Bolsonaro concedeu ao deputado Daniel Silveira. O PT entrou com ação no STF pedindo a revogação do decreto.
Vários juristas se manifestaram sobre o ato do presidente e há divergências sobre a constitucionalidade do mesmo. A ministra Rosa Weber deverá dar o parecer sobre a decisão que favorece Silveira.
O ato de Bolsonaro, somado à decisão do FED dos Estados Unidos de endurecer a política monetária, trouxe reflexos diretos no mercado financeiro. Na bolsa brasileira, dos 92 papéis que integram o índice Ibovespa, apenas 3 subiram. O dólar registrou alta de 4%.
O Carnaval também está presente nas capas dos jornais deste sábado. Muitos foliões saíram às ruas e as grandes escolas de samba fizeram desfile na avenida. Os blocos na rua reclamaram da falta de apoio da prefeitura, nesse carnaval adiado.
A manchete do estadão é sobre o uso de câmeras por policiais. Vários candidatos ao governo do estado anunciaram que pretendem abolir a medida. Dados da própria PM mostram redução da mortalidade com o uso do instrumento, mas os policiais reclamam.
O ex-governador do RS, Eduardo Leite, retirou a sua candidatura e manifestou apoio a João Dória. Com isso, o ex-governador de SP consolida a sua disputa à presidência pelo PSDB.
Na França, as pesquisas eleitorais dão vantagens ao presidente Emmanuel Macron, contra a direitista Maria Le Pen. A votação será nesse domingo e é relevante para o destino da guerra na Ucrânia.
O conflito na Europa não recebeu chamadas de capa dos principais jornais, embora tenha escalado nos últimos dias. A Rússia quer uma vitória relevante no campo militar e não pretende negociar por agora.