Destaque dos jornais mais influentes do país nesta quarta-feira

  1. As capas dos jornais desta quarta-feira dão mais peso a questões internas do que à guerra na Ucrânia, mas que continua presente. A Folha traz uma foto de destruição provocada por ataques russos e O Globo traz o nascimento de uma criança naquele país, como símbolo de esperança.
  2. Três líderes ocidentais estiveram na capital da Ucrânia para conversar pessoalmente com o presidente ucraniano, Volodomir Zelenstky. Eles viajaram de trem para evitar ataque a aviões.
  3. O presidente ucraniano já admite que o país deverá ficar fora da Otan, o que pode abrir caminho para o fim da guerra. As negociações entre as partes continuam hoje.
  4. O Estadão destaca a polêmica sobre os preços dos combustíveis. Bolsonaro continua insistindo que a Petrobras deve baixar os preços, mas o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque disse que vai manter o presidente da estatal. Ele quer novo imposto sobre os combustíveis, como destaca O Globo.
  5. O Ministério da Economia vai antecipar o pagamento dos aposentados para abril e maio e deve anunciar novo pacote de crédito até o fim do mês. O ‘pacote’ de bondades eleitorais foi acionado.
  6. A decisão da China de fazer lockdown em algumas das maiores cidades do país, dentro da política de ‘covid zero’, assustou o mercado financeiro. As bolsas sofreram pesadas quedas, especialmente as asiáticas. A B3 caiu pelo quarto dia seguido.
  7. Dentre as quedas na bolsa brasileira estão as ações do Magazine Luiza, que perdeu 80% do valor de mercado em um ano. Os investidores estão pouco animados com o setor de varejo.
  8. A Folha denuncia que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) esconde o pagamento de salários de mais de 60 mil magistrados.
  9. O Ministério da Justiça censurou um filme que já havia liberado anteriormente. Os jornais trataram o assunto como a ‘volta da censura’ e como manobra diversionista do governo, para colocar outros assuntos em discussão no país.
  10. O governador do RS, Eduardo Leite, deu novas sinalizações de que poderá migrar para o PSD e sair candidato à presidente.
Clique nas imagens para ver a capa ampliada