Destaque dos jornais mais influentes do país neste domingo

  1. Os jornais trazem chamadas diferenciadas neste domingo. A guerra da Ucrânia permanece como assunto principal, mas os jornais destacam outras ‘guerras’ de Bolsonaro. Após a questão dos combustíveis, a preocupação do presidente agora é quanto às restrições à plataforma Telegram.
  2. A Folha destaca que o governo promove o uso do Telegram, oferecendo serviços através de diversos órgãos federais. É uma forma de difundir a plataforma no país, que foi escolhida como a principal fonte de difusão de informações na campanha eleitoral deste ano.
  3. O Globo destaca outra ‘guerra’ no mundo digital. A preocupação dos políticas em ‘melhorar’ suas biografias na Wikipedia, a enciclopédia colaborativa que serve de consulta sobre pessoas e fatos. Alguns querem ‘editar’ suas biografias, especialmente os envolvidos com corrupção.
  4. O Estado e O Globo trazem reportagens ampliadas sobre como ficará o mundo pós-guerra. Uma conclusão é que a globalização poderá sofrer um severo revés.
  5. Outro ponto destacado é que os Estados Unidos estão se fortalecendo, não só pela corrida armamentista (é o maior fabricante de armas), como porque os europeus devem voltar a se aproximar do país.
  6. Uma questão indefinida é quanto ao papel da China. Há consenso de que o país ampliará sua influência e não se sabe como pretende usar esse poder nas negociações para colocar fim à guerra na Europa.
  7. O êxodo de ucranianos continua, mas com menos intensidade. As estimativas são de que cerca de três milhões de pessoas deixaram o país, o que corresponde a quase 10% da população do país.
  8. Um fato que veio à tona nas últimas semanas é quanto à prática disseminada na Ucrânia do oferecimento do serviço de ‘barriga de aluguel’, inclusive para mães brasileiras. É uma forma das mulheres ucranianas aumentarem suas rendas.
Clique nas imagens para ver a capa ampliada