Destaque dos jornais mais influentes do país nesta sexta-feira

  1. O STF autorizou investigação por propina no Ministério da Educação, destacam os jornais na edição desta sexta-feira. Para a ministra Carmem Lúcia houve ‘fatos gravíssimos’. O ministro Milton Ribeiro parece isolado, mas não há sinais de troca. Em live, Bolsonaro disse que bota ‘a minha cara no fogo’ pelo ministro. 
  2. A Datafolha divulgou nova pesquisa eleitoral, mostrando o quadro estratificado. Lula lidera com folga (43%), mas Bolsonaro (26%) reduziu a desvantagem em relação ao petista. Moro e Ciro estão distantes dos líderes (8% e 6%). Pelos números atuais, haverá segundo turno.
  3. Na Europa líderes europeus, em conjunto com os Estados Unidos, ampliaram as medidas de restrição à lideres russos. Agora são 400 pessoas com bens sob observação, inclusive parlamentares. Os analistas consideraram as medidas ‘brandas’. O receio do Ocidente seria a Rússia usar armas químicas, como retaliação.
  4. A Lupo parou de fabricar máscaras contra covid-19, assim como outros fabricantes. O uso de máscaras caiu, à medida que a doença parece estar controlada.
  5. Com a nova situação, o país volta aos grandes festivais. Hoje começa o Lollapalooza em São Paulo. Após a liberação dos estádios de futebol e dos cinemas e teatros, o país está retornando à normalidade.
  6. O Banco Central apresentou o relatório de inflação trimestral. Para o BC, o Brasil sairá favorecido na balança comercial com a alta dos preços das commodities.
  7. O governo anunciou que deve fiscalizar as plataformas eletrônicas de e-commerce chinesas. Os varejistas brasileiros reclamam de concorrência desleal, pois essas plataformas permitem a importação sem o pagamento de impostos.
  8. O Estadão traz reportagem dizendo que disputas políticas estão emperrando a indicação de dirigentes para as agências reguladoras, o que dificulta o trabalho de fiscalização. O Banco Central aguarda a aprovação de dois diretores pelo Senado, ainda sem audiência agendada.
Clique nas imagens para ver a capa ampliada