Destaque dos jornais mais influentes do país nesta sexta-feira
A disputa eleitoral está na capa dos jornais desta sexta-feira. O ex-juiz Sérgio Moro migrou para o partido União Brasil e desistiu ‘por ora’ da candidatura à presidência. A dúvida é se poderá voltar novamente, caso tenha o apoio do novo partido (bem maior que o Podemos) para a disputa.
João Dória renunciou ao governo de São Paulo e disse que continua na disputa presidencial, após informar que iria desistir. A hesitação de Dória foi criticada por aliados e adversários.
Dez ministros renunciaram aos cargos visando a disputa eleitoral. Foram substituídos por pessoas que já estavam em funções nos mesmos ministérios, sem abrir espaço para os partidos políticos.
O general Braga Netto está entre os que renunciaram, o que sinaliza a sua indicação como vice na chapa de Bolsonaro.
Na Ucrânia, não há sinais de avanço nas negociações diplomáticas e indicações de menos destruição por parte da Rússia. Não há sinais de que a guerra está próxima do fim.
A Rússia endureceu e disse que só venderá petróleo com pagamento em rublos. A Alemanha disse que vai continuar pagando em euros e que a decisão russa seria uma ‘quebra de contrato’.
O petróleo recuou no mercado internacional, após os Estados Unidos anunciarem a liberação de reservas do produto no mercado internacional.
O Globo chama a atenção para a greve dos garis na cidade do Rio de Janeiro que já dura uma semana. Prefeitura diz que o movimento é ‘político’. Na área federal, alguns órgãos também anunciaram paralisação, inclusive no Banco Central. O presidente do BC, Roberto Costa Neto, entrou em férias.
O IBGE divulgou dados referentes ao emprego, sinalizando ligeira melhoria no mercado de trabalho.
O deputado Daniel Silveira colocou a tornozeleira eletrônica, como determinou o STF.