Destaque dos jornais mais influentes do país nesta quinta-feira
A Folha de São Paulo nesta quinta-feira traz mais uma manchete sobre o uso questionável de verbas públicas, através das chamadas ‘emendas do relator’. A notícia cita o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) na distribuição de kits de robótica para escolas em Alagoas, que sequer têm água.
O Estadão destaca a queda da taxa extra sobre energia elétrica, que pode reduzir a conta de luz em 6% a partir de maio.
O Globo destaca a indicação de nomes técnicos para presidir a Petrobras. Não há sinais de indicações políticas.
Os jornais destacam a decisão de alguns dos maiores partidos (União Brasil, MDB, PSDB e Cidadania) de buscarem um nome único para a disputa presidencial. O nome será anunciado em maio.
Na área internacional, a guerra da Ucrânia continua dominando as atenções. Os Estados Unidos anunciaram mais sanções contra bancos russos e contra duas filhas do presidente da Rússia, Vladimir Putin.
O presidente da Ucrânia fez pronunciamento prevendo que a Rússia vai intensificar os ataques militares na região leste do país. Pediu à própria população para deixar a região.
A Câmara adiou a decisão sobre as fake news. O projeto interessa ao TSE e também às plataformas de redes sociais, assim como os veículos de comunicação. Há sérias divergências sobre o projeto.
Surgiram os primeiros indicadores sobrea economia russa, após a invasão da Ucrânia. A venda de veículos novos caíram mais de 60% em março. Economistas preveem queda de até 10% para o PIB russo.
Na França, a eleição presidencial de domingo ficou mais acirrada. A direitista Le Pen cresceu nas pesquisas e colocou em xeque a reeleição do presidente Emanuel Macron.
O Banco Central dos Estados Unidos indicou que vai endurecer a política monetária para combater a inflação, que está no nível mais alto em 40 anos. Na Europa, os BCs estão com menos urgência de elevar os juros.