Destaque dos jornais mais influentes do país nesta segunda-feira

  1. Os jornais desta segunda-feira trazem chamadas diferenciadas, com a Folha fazendo nova denúncia contra obras do governo. Uma empreiteira usou empresas de fachada para ganhar a maioria das licitações da Codevasf, estatal que atua principalmente no Nordeste.
  2. O Estadão destaca as dificuldades para enfrentar o racismo no Brasil, mas o uso de tecnologia e maior ativismo tem permitido avanços.
  3. O Globo observa que o aumento do preço do petróleo trouxe reflexos positivos para o caixa dos governos de alguns estados e alguns municípios, beneficiados pelos royalties.
  4. Na área internacional, há o destaque para as eleições na França, com o empate do presidente Macron e a desafiante Le Pen. A decisão ficou para um segundo turno.
  5. Na área econômica, há a expectativa quanto à divulgação dos novos índices de inflação nos Estados Unidos, que poderão subir para taxa de 8% em 12 meses. O mercado receia que isso acelere a elevação dos juros nos EUA. A semana será mais curta, devido ao feriado da Semana Santa, mas o mercado segue atento.
  6. Pela segunda semana consecutiva, o Banco Central deixará de divulgar a pesquisa Focus, que serve como ‘bússola’ para o mercado. O presidente do BC, Roberto Campos Neto, deve se reunir hoje com os funcionários em greve.
  7. O Valor traz entrevista com o atual/ex presidente da Petrobras, Joaquim Luna, Ele afirma que não há margem para mudar a política de preços dos combustíveis da estatal.
  8. Na Ucrânia, surgiram mais dados sobre as atrocidades da Rússia no país. O Kremlin nomeou um general linha dura como novo comandante das forças armadas na Ucrânia e observadores estão prevendo mais destruições no país. O Banco Mundial projeta queda de 40% no PIB da Ucrânia e de 11% na Rússia.
Clique nas imagens para ver a capa ampliada