Os jornais dão grande destaque ao início do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal. O Procurador Geral da República, Paulo Gonet, pediu a condenação dos réus e o relator do caso, juiz Alexandre Moraes, disse que ‘só a punição’ pacificará o país.
O julgamento continuará ao longo dos próximos dias, com a apresentação das peças dos envolvidos no episódio de tentativa de golpe de estado em 2022. Os ministros do STF esperam que a decisão saia em setembro.
Uma dúvida entre os especialistas é se a condenação implicará em prisão imediata do ex-presidente Bolsonaro. Outra dúvida é quanto ao tipo de prisão: se comum ou se seria domiciliar. Bolsonaro não compareceu ao julgamento.
Outro assunto destacado pelos jornais são os dados referentes ao Produto Interno Bruto no segundo trimestre. Os dados do IBGE sinalizam uma ligeira desaceleração da economia, atribuída aos juros elevados executados pelo Banco Central.
Na área internacional, os jornais destacam a reunião organizada pela China, reunindo diversos líderes mundiais, incluindo o ditador da Coreia do Norte e o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Hoje haverá desfile militar lembrando os 80 anos do fim da Segunda Guerra mundial.
Ainda na área internacional, os jornais destacam os problemas econômicos e políticos do presidente da Argentina, Javier Milei. A sua irmã, com grande influência no governo, está sendo acusada de corrupção, o que afetou a taxa de câmbio, obrigando o governo a intervir no mercado.