A posse do ministro Edson Fachin como novo presidente do Supremo Tribunal Federal é um dos principais destaques dos jornais desta terça-feira. A cerimônia contou com a presença do presidente Lula e de governadores da oposição. O ministro Alexandre de Moraes foi empossado como vice-presidente.
O ministro Fachin afirmou que a prioridade do STF é se ater a temas do Direito, sem manifestações políticas. Na sua visão as sessões do STF não podem ser ‘espetáculo’.
As negociações para a paz no Oriente Médio é outro assunto com grande destaque nos jornais. O plano foi anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao lado do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Pelo plano, o Hammas tem de concordar com o seu desarmamento.
Na poítica, o destaque foi a visita do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que está em prisão domiciliar em Brasília. Ele não foi à posse do novo presidente do STF.
Tarcísio defendeu anistia ampla ao ex-presidente, afirmando que o projeto de anistia parcial, em discussão no Congresso, ‘não satisfaz’. Ele afirmou que deve concorrer à reeleição em São Paulo e que a família Bolsonaro está defendendo o lançamento da candidatura do deputado Eduardo Bolsonaro à presidência em 2026.
Na economia, os jornais destacam os dados referentes ao mercado de trabalho em agosto. Os dados do Caged mostram desaceleração nas contratações no mercado formal (CLT) no mês passado. O Valor dá como manchete de que a desaceleração da economia prejudicará as contas públicas em 2026.