A manchete do jornal O Globo desta segunda-feira trata dos efeitos do ‘tarifaço’ sobre a economia brasileira. Dois meses após a medida, a avaliação do governo é que os efeitos foram menores do que os previstos inicialmente. Produtos afetados como café, carne e açúcar estão conseguindo novos mercados, em substituição aos Estados Unidos.
O Estado de S. Paulo destaca as distorções criadas pelo forte avanço da energia solar distribuída (instalada em residências e empresas) no país. O avanço na instalação foi maior que o previsto e o país corre o risco de apagão por falhas no sistema de distribuição.
Na área internacional, os jornais destacam as negociações no Oriente Médio. Representantes de Israel e do Hamas se encontram no Egito em busca de um cessar-fogo e a busca de paz na região.
Outro assunto em destaque na área internacional é a tentativa do governo Trump de intervir em agências de imigração no país, usando forças federais. A tentativa de usar esse recurso na cidade de Portland foi barrada por uma juíza federal.
O Valor Econômico traz uma longa entrevista com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, que detalha os projetos em discussão no Congresso. Um dos pontos em destaque é a questão do IOF, que terá de ser votado até amanhã.
O risco de contaminação de bebidas alcoólicas pelo metanol continua recebendo grandes destaques nos jornais. Não houve informações sobre novas mortes por conta do uso indevido da substância nas bebidas alcoólicas. O Estado de São Paulo informa sobre um antídoto barato (R$ 10) que poderá ser produzido em breve no país.