A conversa entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com o presidente brasileiro, Luis Inácio Lula da Silva, é o principal destaque dos jornais brasileiros desta terça-feira. A conversa foi uma iniciativa de Trump e durou cerca de 30 minutos.
Em entrevista, na parte da tarde, Trump comentou ter gostado da conversa e aventou a possibilidade de visitar o Brasil nos próximos meses. Ainda não há nada agendado nesse sentido.
O governo brasileiro considerou a conversa ‘muito positiva’ e reiterou o interesse de negociar com o governo americano, não só sobre as questões do ‘tarifaço’, como também outros projetos de interesse dos dois países.
Os jornais destacam que a iniciativa de Trump pegou os bolsonaristas de surpresa e os líderes da direita não fizeram comentários específicos sobre o telefonema. A avaliação das reportagens, é que o movimento enfraquece o movimento bolsonarista de se posicionar como ‘aliado’ de Trump.
Na área internacional, as atenções estão concentradas no Egito, onde representantes do Hamas e de Israel iniciaram conversas para a troca de reféns e um possível cessar-fogo. Não há previsão sobre a duração do encontro.
Na economia, o jornal O Estado de S. Paulo publica uma foto na capa mostrando lojas térreas vazias em prédios na capital paulista. A reportagem mostra a crise no mercado de locação de imóveis comerciais, em parte devido ao avanço do ecommerce.