Um dia após anunciar uma alíquota global de 10% sobre as importações americanas, o presidente dos Estados Unidos elevou a alíquota para 15%. Apesar de relevante, o assunto foi tratado de forma discreta na capa dos principais jornais do país deste domingo.
O destaque da Folha de S. Paulo é sobre o mercado de trabalho no Brasil. Citando rankings internacionais, o jornal afirma que o brasileiro trabalha menos do que a média internacional. No caso das mulheres, porém, a média é semelhante ao padrão internacional.
O Globo chama a atenção sobre as preocupações do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com o crescente aumento dos benefícios sociais. Segundo o jornal, esses benefícios cresceram 500% nos últimos anos, elevando a pressão sobre a política social.
A manchete do Estado de S. Paulo é sobre a ‘mineração 4.0’, ou seja, o impacto da tecnologia sobre as atividades no setor. Segundo o jornal, as empresas de mineração estão usando técnicas modernas, como inteligência artificial e drones para melhorar as atividade de exploração.
Os jornais trazem informações sobre acordo de exploração dos minerais terras raras no Brasil e Índia. O presidente Lula está em visita ao país e participou das negociações entre os dois países. Não há menção a valores a serem investidos.
Na área internacional, O Globo traz uma longa reportagem sobre o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Segundo o jornal, a longa guerra contra a Ucrânia debilitou a economia russa e reduziu a influência global da Rússia. A Folha de S. Paulo informa que o genro do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está tentando ampliar os negócios dos americanos com a Rússia.