POLÍTICA – A semana caracterizou-se pela divulgação de várias pesquisas eleitorais, o que deve ser comum nos próximos meses, à medida que há a aproximação das eleições. Os dados indicam que Lula continua à frente, mas com menor margem frente a Bolsonaro.
A ‘terceira via’ ainda patina e uma decisão relevante foi a união de três grandes partidos (União Brasil, MDB e PSDB) em busca de uma candidatura única, a ser anunciada no dia 18 de maio.
O escândalo no MEC levou senadores oposicionistas a tentar criar uma CPI sobre o assunto, mas o governo, aparentemente, conseguiu evitar o movimento.
Os dados mostram que o PL, de Costa Neto e Bolsonaro, foi o partido que mais ganhou adeptos no ‘troca-troca’ partidário.
ECONOMIA – A divulgação do índice de inflação de março assustou até os especialistas, ao atingir 1,62%¨. Foi a maior alta em 28 anos – desde o início do Real – e levantou receios de novas elevações de juros pelo mercado financeiro.
Outra questão muito discutida foi a troca no comando da Petrobras. Após idas e vindas, o governo optou por uma solução técnica, o que agradou os especialistas. A empresa realizará AGE esta semana para formalizar as mudanças.
O dólar continua caindo, como reflexo de grande volume de dinheiro ingressando no Brasil. O país pode ser um dos beneficiados pela fuga dos investidores da Rússia.
Uma notícias preocupante foi a reportagem do Valor mostrando que as licitações para a construção de ferrovias no Brasil – que poderia gerar investimentos de R$ 50 bilhões – foram ganhas por empresas de fachada.
INTERNACIONAL – A Rússia foi expulsa do Conselho de Direitos Humanos da ONU. Em termos práticos, os efeitos são pequenos, mas em termos de imagem é uma grande derrota para o país de Vladimir Putin.
Surgiram várias informações novas sobre atrocidades perpetradas pelos russos durante a guerra, Os próprios ucranianos temem que a destruição poderá se acelerar.
Na França, as eleições presidenciais terão forte impacto em toda a Europa. É provável que o vencedor só seja definido no segundo turno. Na Hungria, o direitista Orban foi reeleito.
Pesquisas recentes mostram que a popularidade de Putin aumentou entre os russos.
GERAL – A fundação Fiocruz divulgou relatório tranquilizador sobre a evolução da vacinação e do controle da covid-19 no Brasil. Para a instituição há sinais de que a ‘terceira onda’ da pandemia está sob controle no Brasil.
Um fato relevante na semana foi a confirmação da indicação de uma mulher negra para a Suprema Corte dos Estados Unidos. A aprovação foi saudada como uma forte indicação na luta contra o racismo no mundo todo.