1. O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, ampliou o conflito com o Legislativo ao decidir, de forma monocromática, que só a Procuradoria Geral da República (PGR) pode pedir o impeachment de ministros da casa. O assunto é o principal destaque dos jornais desta quinta-feira.
  2. A decisão causou profunda irritação nas duas casas do Congresso e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, disse que vai analisar formas de derrubar a decisão de Gilmar. Os outros ministros do STF não se manifestaram.
  3. Outro assunto ligado ao Judiciário foi a decisão do ministro Dias Toffoli de que todas as investigações sobre o caso do banco Master terão de passar pelo STF. Ele alega que pessoas com foro privilegiado foram citadas nas investigações, o que leva a tramitação do caso para o Supremo.
  4. Na política, o destaque foi para a prisão do presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Rodrigo Barcelllar, pela Polícia Federal. A PF divulgou gravações de áudio mostrando que Barcellar teria ligações com líderes da facção criminosa Comando Vermelho.
  5. A questão da regulamentação das facções criminosas avançou no Senado, onde está sendo discutida, após ser aprovada na Câmara dos Deputados. O senador Alessando Viera, relator do projeto, acatou sugestões do governo federal e fez alterações na proposta.
  6. Na área internacional, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, endureceu as regras de imigração a partir de 16 países da América Latina. Trump quer ações mais rigorosas desses países no combate às drogas, que são direcionadas aos Estados Unidos.
Clique nas imagens para ver a capa ampliada

Tenha Acesso Completo a Todas as Ferramentas

While viewing the website, tap in the menu bar. Scroll down the list of options, then tap Add to Home Screen.
Use Safari for a better experience.